Anúncio

COM R$ 70 MIL NO BOLSO, COMPRO UM JIPINHO AGORA OU ESPERO PELOS PRÓXIMOS LANÇAMENTOS?

Aposta nos SUVs Compactos: Comprar Agora ou Esperar pelos Lançamentos de 2015?

 

 

_ "Estou em busca de um SUV compacto zero-quilômetro, com preço em torno de 70 mil reais. No entanto, acredito que ainda não temos a opção ideal disponível no mercado. Entre os modelos que conheço, os que mais me agradam são o Hyundai Tucson, o Chevrolet Tracker, o Renault Duster e, por último, o Ford EcoSport. O que devo fazer? Adquirir um desses agora ou aguardar pelos novos lançamentos que estão por vir, como o Renault Captur, Peugeot 2008, Hyundai IX25 e, especialmente, o meu preferido, o Honda Vezel/HR-V?" _
Walter Simões Filho


Anúncios




Olá, Walter!

Sua dúvida é totalmente válida, especialmente considerando que o mercado de SUVs compactos será um dos maiores destaques em 2015. Com novos modelos prestes a chegar, todos eles têm como alvo o segmento que atualmente é dominado pelo Ford EcoSport, seguido de perto pelo Renault Duster e pelo já veterano Hyundai Tucson.


O Hyundai Tucson, por exemplo, está em uma fase um pouco ultrapassada, principalmente porque o novo modelo (ix35) já está prestes a ser lançado. Embora ainda ofereça bom espaço interno e desempenho adequado, não tem o apelo de antes. Já o Chevrolet Tracker, embora seja um crossover interessante, peca no preço, custando R$ 80.096, sem contar o pacote de R$ 4 mil, que inclui teto solar e airbags laterais. Em resumo, ele acaba não oferecendo um custo-benefício tão atrativo.


Portanto, a disputa se concentra entre o Ford EcoSport e o Renault Duster.




Ford EcoSport ou Renault Duster?

Com o orçamento que você mencionou, o EcoSport Freestyle 1.6, que custa R$ 67.100, parece ser uma escolha interessante. O modelo vem com motor 1.6 de 115 cv e torque de 15,6 kgfm com etanol. A principal limitação é o porta-malas, que possui 362 litros — apenas um pouco mais que o do Renault Sandero (342 l). Em termos de equipamentos, o EcoSport oferece bastante coisa de série, como ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, sistema de conectividade SYNC com viva-voz, volante multifuncional ajustável, além de freios ABS e airbags duplos. Entre os itens extras que podem ser adquiridos, estão as rodas de liga-leve aro 16, controles de tração e estabilidade, sensor de estacionamento, computador de bordo e alarme. É um pacote bastante completo, e até o próximo ano, o modelo deve manter-se praticamente inalterado.


Anúncios


Já o Renault Duster, embora também seja uma boa opção, pode ser afetado pela chegada de novos modelos. O Duster se destaca pelo bom espaço, especialmente no porta-malas, que comporta 475 litros. Sua versão Dynamique vem equipada com motor 2.0 de 142 cv e 20,9 kgfm de torque, com câmbio manual de seis marchas por R$ 64.790, ou a versão automática de quatro marchas, que sobe para R$ 68.890. Se você optar por essa versão, ainda será possível adicionar a central multimídia com tela de 7 polegadas e GPS por mais R$ 900. O Duster vem com direção ajustável apenas em altura e não oferece controle de tração ou estabilidade, o que impede a inclusão do assistente de partida em rampa. Se a capacidade off-road for importante para você, o Duster 4X4 manual custa R$ 69.990. No quesito custo-benefício, o Duster continua sendo uma boa escolha, especialmente se você buscar melhores condições de negociação.




E o Futuro? O Que Esperar dos Novos Modelos?

Agora, se você está pensando em aguardar pelos lançamentos de 2015, o Honda HR-V é uma opção que promete ser muito atraente. Embora seja um excelente carro, com motor 1.5 de 115 cv, câmbio CVT e acabamento de qualidade superior ao do EcoSport e Duster, você terá que esperar até o final do ano para vê-lo nas concessionárias. O modelo intermediário EX, por exemplo, estará em um preço similar ao do EcoSport, mas com uma configuração mais equipada.


Outro modelo que chega antes é o Jeep Renegade. Ele virá com motor 1.8 E.torQ recalibrado, oferecendo 132 cv e câmbio manual de cinco marchas. Haverá também uma versão 2.0 turbodiesel com câmbio automático, tração integral e caixa reduzida, mas essa será mais cara. Para um modelo de entrada ou intermediário, com preço em torno de R$ 70 mil, o Renegade promete bom nível de tecnologia, um bom aproveitamento de espaço (apesar do porta-malas de apenas 350 litros) e um design moderno. Se você não se anima com o EcoSport ou quer economizar em relação ao Duster, o Renegade pode ser uma excelente escolha quando ele for lançado, provavelmente em março.



Em resumo, você tem boas opções no mercado atualmente, mas se puder esperar, os lançamentos de 2015 prometem trazer novidades ainda mais atraentes para quem busca um SUV compacto. Se o seu desejo for economizar ou aproveitar um bom custo-benefício imediato, o EcoSport ou o Duster são opções sólidas. Já se preferir esperar por algo novo e talvez mais completo, o Honda HR-V ou o Jeep Renegade podem ser escolhas interessantes para o futuro.



Que carro eu compro: Ford Ecosport ou Jeep Renegade  (Foto: Autoesporte)
 
 Baseando em: revistaautoesporte

Anúncios


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.