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COM R$ 38 MIL NO BOLSO, QUAL 1.0 COMPRAR?

Em busca do primeiro carro: sugestões de hatch 1.0 bem equipado por até R$ 38 mil


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“Estou procurando meu primeiro carro. Quero algo completo, com baixo custo de seguro e manutenção, e que tenha uma boa média de consumo. Meu orçamento está em torno de R$ 38 mil. Considerei o HB20 e o Etios usados, mas ainda estou interessado no novo Ford Ka e também penso em opções como o March e o Gol." — Lucas Pinheiro


A diferença de preço entre um modelo 0 km, como o HB20 ou o Etios, e um seminovo não é tão grande, o que torna a compra de um carro novo uma escolha interessante. Além disso, seu orçamento oferece flexibilidade para adquirir um bom veículo sem apertos. Esperar pelo lançamento do novo Ka foi uma ótima decisão, Lucas!


A terceira geração do Ford Ka chegou com um visual renovado e apostou em um ótimo custo-benefício, sendo uma das melhores opções entre os modelos 1.0 disponíveis no mercado. Para quem busca um carro bem equipado, a versão 1.0 SE Plus, que custa R$ 37.390, é altamente recomendada. Ela vem com itens como: freios ABS, airbag duplo, vidros e travas elétricas, ar-condicionado, direção elétrica, além de um sistema de som com Bluetooth e comandos de voz. Para comparar, o Hyundai HB20 oferece um pacote semelhante na versão Comfort Plus, que custa R$ 38.150.


Além disso, o seguro do Ford Ka tem um custo atrativo: R$ 1.595, valor fixo, independentemente do perfil do motorista, em parceria com a seguradora Mapfre. No que diz respeito ao consumo, o Ka também se destaca. Segundo medições realizadas pela Autoesporte, ele faz 10,8 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada, com etanol. Embora não seja tão eficiente quanto o Volkswagen up!, que é uma referência no segmento com 13,1 km/l no ciclo combinado, esses números ainda são bastante satisfatórios.


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Quando o assunto é desempenho, o Ka não decepciona. O motor 1.0 de três cilindros entrega 85 cv a 6.500 rpm e um torque de 10,7 kgfm a 4.500 rpm. A vibração comum em motores de três cilindros não está presente neste modelo, que foi bem elogiado por sua suavidade ao dirigir. Na aceleração, o Ka leva 13,5 segundos para alcançar 100 km/h, superando o HB20, que faz em 15,1 segundos. A retomada de 40 a 80 km/h acontece em 8,5 segundos, enquanto o up! leva 9 segundos. Em termos de frenagem a 60 km/h, o Ka precisa de 16 metros para parar completamente, dois metros a mais que o up!.


Em relação ao espaço interno, o Ka não é o melhor da categoria, mas ainda assim oferece conforto razoável. A altura para a cabeça é até superior ao do Fiesta, mas o porta-malas, com apenas 216 litros, é um dos menores da categoria e não é ideal para famílias grandes.

 

Uma boa alternativa: o Nissan New March

Se o custo-benefício for uma prioridade para você, o Nissan New March pode ser uma excelente alternativa. A versão 1.0 SV, que custa R$ 36.990, traz um motor de 74 cv e 10 kgfm de torque, e vem bem equipada, com volante multifuncional, faróis de neblina, retrovisores elétricos e rodas de liga leve de 15 polegadas, além de todos os itens presentes no Ka.


Embora o March tenha um preço menor e mais equipamentos, ele não agrada tanto em termos de dirigibilidade. No entanto, isso não significa que o carro seja ruim de dirigir. Pelo contrário, a nova direção elétrica, mais firme, melhora a experiência ao volante, e o acabamento também está mais refinado que o modelo anterior.


Em relação ao seguro, o March é um pouco mais caro, custando R$ 1.849, de acordo com o perfil estipulado pela Autoesporte. Em termos de consumo, o March faz 8,4 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada. Apesar de não ter a mesma performance do Ka, o Nissan New March oferece um bom custo-benefício e é uma excelente opção para quem busca seu primeiro carro.

 

Que carro eu compro: Ka x New March (Foto: Autoesporte) 


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