COM R$ 70 MIL NO BOLSO, COMPRO UM JIPINHO AGORA OU ESPERO PELOS PRÓXIMOS LANÇAMENTOS?

 

Leitor quer saber se aposta nos atuais utilitários esportivos do mercado ou espera pelo lançamentos que chegam no início de 2015

 

 
_ Meu objeto de desejo é um utilitário compacto zero-quilômetro com valor de cerca de 70 mil reais, que talvez ainda não tenhamos no mercado. Dentre as opções existentes, enquadram-se ao meu gosto o Hyundai Tucson, o Chevrolet Tracker, o Renault Duster e, por último, o Ford EcoSport. O que devo fazer?  Comprar agora ou esperar o festival de jipinhos que está por vir, com Renault Captur, Peugeot 2008, Hyundai IX25 e o meu preferido, Honda Vezel/Honda HRV?"   [ Walter Simões Filho]
 
 
_ Olá Walter. É uma dúvida mais do que justificável nos tempos atuais, afinal, o filão de jipinhos será o grande destaque do mercado em 2015. Todos eles miram o nicho atualmente dominado pelo Ford EcoSport, com o Renault Duster em segundo lugar e o veterano Hyundai Tucson como opção. O sul-coreano está desatualizado, principalmente agora que a segunda geração do sucessor ix35 já está por vir. Oferece bom espaço interno e desempenho compatível, porém não é tão sedutor como já foi. O Tracker é penalizado pela tabela, sai por R$ 80.096, sem incluir o pacote de R$ 4 mil que adiciona teto solar e airbags laterais. Ainda que seja um bom crossover, é muito caro pelo que oferece.


Isso deixa a disputa entre o Ford e o Renault. Pelo orçamento proposto, dá para pular o básico SE e levar o EcoSport Freestyle 1.6 de R$ 67.100 para casa. Com motor 1.6 16V de 115 cv e 15,6 kgfm de torque com etanol, o modelo peca apenas pelo porta-malas de 362 litros, apenas 20 litros maior que o volume oferecido por hatches mais parrudos como o Renault Sandero (342 l aferidos por Autoesporte). De série, traz ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, sistema SYNC de conectividade (com viva-voz), volante multifuncional ajustável em altura e profundidade, freios ABS e duplo airbag. Afora itens extras oferecidos a partir dessa versão, tais como rodas de liga-leve aro 16, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa (hill-holder), sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo e alarme. É um pacote bem recheado e até o ano que vem o modelo não deve ter grandes mudanças.


É justamente a mudança à vista que atrapalha a opção pelo Duster. O Renault é mais espaçoso, o porta-malas leva 475 l e seu bom custo-benefício permite levar uma configuração mais forte. O Duster Dynamique se vale do 2.0 16V de 142 cv e 20,9 kgfm, associado a um câmbio manual de seis marchas por R$ 64.790 ou um automático de quatro velocidades que eleva o valor para R$ 68.890. Em qualquer um dos casos, sobra ainda grana para gastar R$ 900 e levar a central multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas e GPS. De série, traz a menos a direção ajustável apenas em altura e não conta com opção de controles de tração ou estabilidade, o que impede a oferta do hill-holder. Se você se importa com capacidade off-road, por R$ 69.990 há o Duster Dynamique 4X4 manual (não há automático nessa configuração). Se o seu lance é batalhar por boas condições de compras, ele é uma opção a ser levada em conta.


FUTURO
 
Agora, como segunda opção, o Honda HRV será o que vai demorar mais. O modelo realmente é tentador, possui bom espaço como o Fit, motor 1.5 de 115 cv, câmbio CVT e acabamento mais caprichado que no EcoSport e Duster. Mas você terá que aguardar até o final de 2015 e o orçamento deverá cobrir a opção EX intermediária com todos os itens do Eco, com exceção das salvaguardas eletrônicas. Embora não esteja na sua lista, o Jeep Renegade chega antes e trará motor 1.8 E.torQ recalibrado para consumir menos, com mais de 132 cv e câmbio manual de cinco marchas. Conforme adiantado em primeira mão por Autoesporte, o modelo terá até opção 2.0 turbodiesel com a caixa automática mais sofisticada e tração integral com reduzida, mas esse será um carro bem mais caro. Por R$ 70 mil, o modelo de acesso ou o intermediário trarão um bom nível de tecnologia, espaço (ainda que o porta-malas leve apenas 350 litros) e desenho atual. Se você não quiser o EcoSport ou economizar um pouco com o Duster, vale a pena esperar até março pelo jipinho pernambucano.



Que carro eu compro: Ford Ecosport ou Jeep Renegade  (Foto: Autoesporte)
 

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