Range Rover Evoque 2014: testamos o SUV na prática
Com nove marchas, modelo mais desejado da Land Rover fica mais econômico. Mas será que vale a pena?
Para a linha 2014 o Evoque ficou mais econônico e ganhou mais recheio. Porém, ficou mais caro. Vale a pena?
Menino dos olhos da Land Rover
- e de um monte de gente por aí também! - o Range Rover Evoque foi um
tiro certeiro da marca rumo ao sucesso. Suas linhas agradaram tanto que o
estilo passou a ditar as formas de seus irmãos maiores, primeiro com o
Range Rover Sport (apelidado de Evocão), agora com os novos carros da
linha Discovery.
Para não dizer que o carro não mudou nada no visual para a linha
2014, os retrovisores ficaram pouca coisa mais compactos e ganharam
sinalizadores de LED, porém, as maiores alterações não podem ser vistas
de fora. O SUV ganhou um câmbio ZF de nada menos que nove marchas (antes
eram seis). O motor segue o mesmo da versão anterior, mas acoplado à
nova transmissão, ele está trabalhando em sua melhor forma.
Boas acelerações e retomadas, menos vibrações, mais longevidade ao
conjunto mecânico e mais economia de combustível. O veículo trabalha
solto e na maioria do tempo predominam as baixas rotações do motor.
Segundo a Land Rover, a economia proporcionada pelo novo conjunto,
aliado a adoção do start-stop de série, que desliga o motor em paradas e
o religa automaticamente ao se tirar o pé do freio, ficará em torno de
11% no consumo e 10% na emissão de gases.
Além da economia declarada, o modelo teve a parte tecnológica
aprimorada, com a adição de novos equipamentos, antes ostentados apenas
pelos modelos maiores da marca. Por isso, o preço também ficou mais
salgado, chegando a mais de R$ 280 mil. Será que vale mesmo?
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Arrebatador. O Range Rover Evoque veio
ao mundo com três propósitos: conquistar, ser referência e alavancar as
vendas da marca, que teve a participação de mercado significativamente
elevada depois que ele chegou. Não é raro encontrar donos de Evoque que
ostentam seu veículo como um troféu. E ele é lindão mesmo!
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Embora ele tenha essa cara de mau, o
Evoque é um ótimo companheiro para uma viagem com a família no final de
semana. Uma possível sensação claustrofóbica que a linha de cintura alta
do carro possa proporcinar é imediatamente sanada pelo teto panorâmico,
que dá sensação de aplitude à cabine e proporciona um passeio mais
divertido. O sistema de som Meridian é "coisa fina" e merece destaque.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O porta-malas do Range Rover Evoque
comporta 575 litros, embora ele pareça menor, leva apenas dois litros a
menos que seu irmão grandalhão Discovery. Os bancos ainda podem ser
rebatidos para levar mais bagagem e a abertura remota da tampa, com
memória de altura, é um facilitador se você não é dos mais altos.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A partir da versão intermediária, o
sistema de entretenimento conta com tela de 8 polegadas sensível ao
toque, conectividade bluetooth com audio streaming e sistema de
navegação com HD interno, que grava até 10 CDs. Se quiser mais que isso,
deve abrir a carteira e adquirir um dos pacotes Teck Pack. Internet,
porém, não está disponível em nenhum deles.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O motor 2.0 Turbo continua com 240 cv e
torque máximo de 35 kgfm para a versão 2014, mas com as 9 marchas ele
tem mais espaço para trabalhar. Alem de diminuir a fadiga do motor, a
nova transmissão deixou o SUV mais econômico, com consumo médio de 10,8
km/l, segundo a marca.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A posição elevada do motorista, o
conforto e o motor espertinho, fazem do Evoque um carro que se dá muito
bem na cidade. Na linha 2014, o start-stop, que desliga o motor quando o
carro pára, é item de série. Ele colabora com a economia de
combustível, mas em situação de trânsito intenso, pode irritar o
motorista. Para desligá-lo, basta apertar um botão.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Agora, o Evoque possui Controle de
Velocidade de Cruzeiro Adaptativo, que monitora o carro à frente por
meio de um radar instalado na dianteira do veículo. Além disso, há um
sistema que alerta o motorista sobre a proximidade de objetos a frente,
para evitar colisões, e outro que monitora a posição do veículo na faixa
de rodagem e avisa o condutor caso ele se distraia e saia da faixa. Só
faltou servir o cafézinho.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
São sete airbags de série, além do
sistema de fixação Isofix para cadeirinhas infantis. Mesmo não
esbanjando espaço interno, dois adultos ou três crianças se acomodam com
muito conforto atrás.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um Range Rover Evoque fazendo um
carreto por aí obviamente não é cena comum de se ver. Ou seja, utilizar
este carro para cargas não é o propósito, no entanto, se para buscar a
"carga" for preciso atravessar um riozinho, ou uma estrada enlameada,
ele pode fazer várias viagens. O Evoque incorporou uma nova função que
ainda aponta a profundidade de trechos alagados.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O sistema Park Assist, que já estacionava o Evoque automaticamente em
vagas paralelas, foi aprimorado. A partir da linha 2014, o sistema
encara vagas perpendiculares (as típicas vagas de shopping) e também
retira o veículo do espaço sem que o motorista precise encostar no
volante. Além disso, há um sistema de câmeras de 360º, que cria uma
projeção do veículo vista por cima.
O que você precisa saber sobre o Evoque 9 marchas | |
Consumo | Segundo medição do Inmetro, ele faz 7,9 km com um litro de gasolina na cidade. Na estrada, ele roda 11,1 km/l. |
Preços | Vai de R$ 192 mil no pacote Pure Teck Pack a R$ 281.700 para o top de linha. Uma boa pedida é o intermediário Prestige por R$ 219.100. |
Seguro | R$ 8.715 (perfil masculino, 30 anos, casado, com garagem em casa e no trabalho) Fonte: Liberty Seguros |
Desvalorização | 12,9% (de zero km para semi novo ano 2014). Fonte: Fipe |
Onde é feito | Na Inglaterra |
Idade do projeto | 3 anos |
Garantia | 3 anos |
fonte:carros.ig
0 comentários: