Range Rover Evoque 2014: testamos o SUV na prática

Com nove marchas, modelo mais desejado da Land Rover fica mais econômico. Mas será que vale a pena?

 


Para a linha 2014 o Evoque ficou mais econônico e ganhou mais recheio. Porém, ficou mais caro. Vale a pena?

Menino dos olhos da Land Rover -  e de um monte de gente por aí também! - o Range Rover Evoque foi um tiro certeiro da marca rumo ao sucesso. Suas linhas agradaram tanto que o estilo passou a ditar as formas de seus irmãos maiores, primeiro com o Range Rover Sport (apelidado de Evocão), agora com os novos carros da linha Discovery. 


Para não dizer que o carro não mudou nada no visual para a linha 2014, os retrovisores ficaram pouca coisa mais compactos e ganharam sinalizadores de LED, porém, as maiores alterações não podem ser vistas de fora. O SUV ganhou um câmbio ZF de nada menos que nove marchas (antes eram seis). O motor segue o mesmo da versão anterior, mas acoplado à nova transmissão, ele está trabalhando em sua melhor forma. 


Boas acelerações e retomadas, menos vibrações, mais longevidade ao conjunto mecânico e mais economia de combustível. O veículo trabalha solto e na maioria do tempo predominam as baixas rotações do motor. Segundo a Land Rover, a economia proporcionada pelo novo conjunto, aliado a adoção do start-stop de série, que desliga o motor em paradas e o religa automaticamente ao se tirar o pé do freio, ficará em torno de 11% no consumo e 10% na emissão de gases. 


Além da economia declarada, o modelo teve a parte tecnológica aprimorada, com a adição de novos equipamentos, antes ostentados apenas pelos modelos maiores da marca. Por isso, o preço também ficou mais salgado, chegando a mais de R$ 280 mil. Será que vale mesmo? 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
 
 Arrebatador. O Range Rover Evoque veio ao mundo com três propósitos: conquistar, ser referência e alavancar as vendas da marca, que teve a participação de mercado significativamente elevada depois que ele chegou. Não é raro encontrar donos de Evoque que ostentam seu veículo como um troféu. E ele é lindão mesmo!





-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 

 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

 Embora ele tenha essa cara de mau, o Evoque é um ótimo companheiro para uma viagem com a família no final de semana. Uma possível sensação claustrofóbica que a linha de cintura alta do carro possa proporcinar é imediatamente sanada pelo teto panorâmico, que dá sensação de aplitude à cabine e proporciona um passeio mais divertido. O sistema de som Meridian é "coisa fina" e merece destaque.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

 
O porta-malas do Range Rover Evoque comporta 575 litros, embora ele pareça menor, leva apenas dois litros a menos que seu irmão grandalhão Discovery. Os bancos ainda podem ser rebatidos para levar mais bagagem e a abertura remota da tampa, com memória de altura, é um facilitador se você não é dos mais altos.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
 


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

 
A partir da versão intermediária, o sistema de entretenimento conta com tela de 8 polegadas sensível ao toque, conectividade bluetooth com audio streaming e sistema de navegação com HD interno, que grava até 10 CDs. Se quiser mais que isso, deve abrir a carteira e adquirir um dos pacotes Teck Pack. Internet, porém, não está disponível em nenhum deles.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

 
O motor 2.0 Turbo continua com 240 cv e torque máximo de 35 kgfm para a versão 2014, mas com as 9 marchas ele tem mais espaço para trabalhar. Alem de diminuir a fadiga do motor, a nova transmissão deixou o SUV mais econômico, com consumo médio de 10,8 km/l, segundo a marca.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 
A posição elevada do motorista, o conforto e o motor espertinho, fazem do Evoque um carro que se dá muito bem na cidade. Na linha 2014, o start-stop, que desliga o motor quando o carro pára, é item de série. Ele colabora com a economia de combustível, mas em situação de trânsito intenso, pode irritar o motorista. Para desligá-lo, basta apertar um botão.


 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 


 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Agora, o Evoque possui Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo, que monitora o carro à frente por meio de um radar instalado na dianteira do veículo. Além disso, há um sistema que alerta o motorista sobre a proximidade de objetos a frente, para evitar colisões, e outro que monitora a posição do veículo na faixa de rodagem e avisa o condutor caso ele se distraia e saia da faixa. Só faltou servir o cafézinho.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------  
 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
 

São sete airbags de série, além do sistema de fixação Isofix para cadeirinhas infantis. Mesmo não esbanjando espaço interno, dois adultos ou três crianças se acomodam com muito conforto atrás.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------    
Um Range Rover Evoque fazendo um carreto por aí obviamente não é cena comum de se ver. Ou seja, utilizar este carro para cargas não é o propósito, no entanto, se para buscar a "carga" for preciso atravessar um riozinho, ou uma estrada enlameada, ele pode fazer várias viagens. O Evoque incorporou uma nova função que ainda aponta a profundidade de trechos alagados.


 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------   

 


 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------   


O sistema Park Assist, que já estacionava o Evoque automaticamente em vagas paralelas, foi aprimorado. A partir da linha 2014, o sistema encara vagas perpendiculares (as típicas vagas de shopping) e também retira o veículo do espaço sem que o motorista precise encostar no volante. Além disso, há um sistema de câmeras de 360º, que cria uma projeção do veículo vista por cima.

 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


O que você precisa saber sobre o Evoque 9 marchas
Consumo Segundo medição do Inmetro, ele faz 7,9 km com um litro de gasolina na cidade. Na estrada, ele roda 11,1 km/l.
Preços Vai de R$ 192 mil no pacote Pure Teck Pack a R$ 281.700 para o top de linha. Uma boa pedida é o intermediário Prestige por R$ 219.100.
Seguro R$ 8.715 (perfil masculino, 30 anos, casado, com garagem em casa e no trabalho) Fonte: Liberty Seguros
Desvalorização 12,9% (de zero km para semi novo ano 2014). Fonte: Fipe
Onde é feito Na Inglaterra
Idade do projeto 3 anos
Garantia 3 anos


fonte:carros.ig

0 comentários:

Premium Blogspot Templates
Copyright © 2014 Auto Ofici