Novo Prisma Automático: dados de consumo e desempenho



Desde que a Chevrolet do Brasil anunciou a chegada do câmbio automático de seis marchas aos seus modelos compactos Onix e Prisma, a questão que ficou para ser respondida era se o motor SPE/4 1.4L de 106 cavalos e torque máximo de 13,9 kgfm @ 4.800 rpm seria adequado para um carro com 1.079 Kg de peso com transmissão automática.
 
 
A própria Chevrolet do Brasil, no âmbito do lançamento do Cobalt automático - carro que compartilha a mesma plataforma e conjunto mecânico do Prisma -, optou por equipar a versão automática com um motor 1.8, com 108 cavalos de potência e torque máximo de 17,1 kgfm @ 3.200 rpm - o que autorizava as preocupações relativas à limitação do motor 1.4 quando associado com um câmbio automático na plataforma GSM da GM.

Novo Prisma 2014 - Automático - interior
A primeira avaliação que foi feita do Prisma Automático foi o iG Carros, onde a equipe de testes apontou que o torque de 13,9 kgfm a 4.800 rpm "é pouco para impulsionar com vigor tanto o hatch como o sedã", fazendo com que, "ao pisar fundo para realizar uma ultrapassagem ou então uma arrancada, o motor ronca alto e a resposta é demorada, deixando a impressão que o carro é "amarrado”, pois falta torque".
Essa primeira avaliação, portanto, acabou corroborando as preocupações iniciais de que o motor 1.4L seria insuficiente para impulsionar o Prisma com câmbio automático. Agora, porém, o CARPLACE publicou seus números de desempenho e consumo do Prisma LTZ, onde se verifica que o Prisma 1.4 LTZ Automático é 8,1% mais lento que o LTZ 1.4 Mecânico na aceleração de 0 a 100 Km/h. Além disso, ele ficou 5,2% mais gastão em cidade.

Desempenho - Prisma Manual x Automático x Civic 2.0 AT x HB20 1.6 Manual

Para facilitar a comparação, colocamos os dados do CARPLACE relativos aos testes do Prisma LTZ 1.4 MT e AT, junto com Honda Civic EXR 2.0 AT e Hyundai HB20 1.6 MT.

Novo Prisma 2014 - Automático - desempenho

O gráfico acima mostra que, entre os modelos automáticos, o Honda Civic 2.0 EXR é o que apresenta a melhor performance, tanto no que respeita a aceleração de 0 a 100 Km/h quanto à retomada de velocidade de 80 a 120 Km/h. É um resultado esperado, dada a superioridade do motor 2.0 do Civic frente ao 1.4 do Prisma e ao 1.8 do Cobalt.
Além disso, fica patente que há uma evolução na conjunto 1.4 da GM, visto que os números de performance do Onix LTZ 1.4 são pouco inferiores aos mostrados pelo Cobalt 1.8 LTZ automático - carro, como mostrado abaixo, consome 23% mais combustível em ciclo urbano.

Consumo - Prisma Manual x Automático x Civic 2.0 AT x HB20 1.6 Manual

Novo Prisma LTZ 1.4 Automático 2014 - consumo

Se em termos de performance a superioridade do Honda Civic 2.0 AT é esperada, o mesmo não se pode dizer do consumo, e é aí que temos a surpresa trazida pelos números, com o sedã médio japonês sendo mais econômico que o sedã compacto norte-americano! Os números plotados no gráfico acima, todas medições do CARPLACE, e, portanto, comparáveis, mostram que o Civic 2.0 AT mais econômico em cidade que o Prisma LT 1.4 Automático e que o Cobalt 1.8 Automático).

Novo Prisma 2014 - Automático - traseira

Conclusão

No âmbito dos produtos da GM, o que transparece dessas avaliações iniciais do Prisma 1.4 com o câmbio automático de seis marchas é que foi acertada a decisão da GM em usar a unidade 1.4, já que o motor 1.8, apesar de mais forte, cobra um preço [muito] elevado em termos de consumo de combustível, como fica evidente nos números do Cobalt.
Novo Prisma 2014 - Automático
Além disso, os aperfeiçoamentos aplicados pela GM no seu câmbio de seis marchas - que ficou mais rápido nas trocas de marchas - permitiram ao Prisma apresentar um nível de desempenho pouco inferior ao seu irmão Cobalt 1.8 - que consome bem mais, porém.
Por fim, é preciso ressaltar que apesar desse pequeno "avanço" da GM dentro de sua linha de produtos, seu conjunto mecânico deixa muito a desejar quando comparado com unidades de projeto mais moderno. O Honda Civic 2.0 Automático é bem mais pesado, e usa um motor bem maior que o Prisma 1.4. O resultado é o que o sedã médio da Honda é mais rápído e mais econômico que o sedã compacto da GM.
Dados de consumo e desempenho: CARPLACE
 

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