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Primeiras impressões: Chevrolet Corvette Stingray

G1 testou o novo Corvette nos EUA, com motor de 460 cavalos; veja o vídeo.

Modelo alia desempenho esportivo e conforto, mas não será vendido no Brasil.

 
Chevrolet Corvette Stingray


No Brasil, o Camaro é o modelo esportivo mais conhecido da Chevrolet. No entanto, nos Estados Unidos, o Corvette é o verdadeiro ícone da marca nesse segmento. A nova geração do Corvette foi lançada no ano passado, para celebrar os 60 anos do modelo, e trouxe de volta o nome Stingray, que havia sido usado nas gerações segunda e terceira. “Sempre associamos o nome Stingray a edições especiais do Corvette, da mesma forma que ocorre com vinhos finos”, comentou Marcos Munhoz, vice-presidente da General Motors no Brasil.


O termo Stingray faz referência à arraia, um símbolo presente nas laterais do esportivo, além de ser inspiração para o design do carro.


O G1 teve a oportunidade de testar o modelo nos Estados Unidos, em um percurso de cerca de 300 km, com trajeto de ida e volta entre Nashville, Tennessee, e Bowling Green, Kentucky, onde o Corvette é fabricado artesanalmente. Também na cidade está o Museu Nacional do Corvette, que ganhou notoriedade este ano após uma cratera engolir oito modelos raros do carro.


Apesar de sua longa história nos EUA, o Corvette ainda não está oficialmente disponível no Brasil, sendo trazido apenas por importadoras independentes. De acordo com a GM, o modelo Stingray, que custa a partir de US$ 53 mil nos EUA (aproximadamente R$ 120 mil), não teria demanda suficiente para justificar sua comercialização no país, considerando os impostos e custos de importação.


Nos Estados Unidos, o Corvette Stingray, com seus 460 cv, compete com outros esportivos, como o mais caro e potente SRT Viper (640 cv), o Jaguar F-Type V6 S e o Porsche 911 Carrera S, que também são mais caros. Apenas os dois últimos estão disponíveis no Brasil.


Concorrentes Corvette (Foto: G1)

Segundo a GM, o Stingray é o Corvette "de entrada" mais potente já produzido, e a versão ainda mais radical, a Z06, pode chegar a 659 cv..

Sensação de aceleração extrema

Com 460 cv a 6.000 rpm e torque de 63,3 kgfm a 4.600 rpm, o Corvette acelera de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos. Mais precisamente, o modelo alcança 100 milhas por hora (aproximadamente 96,6 km/h) em 3,8 segundos.


Apesar de ter um motor V8 de 6.2 litros, o novo Corvette está mais leve, graças ao uso de um chassi de alumínio que reduz o peso em 57%, ou 45 kg, em comparação ao modelo anterior de aço.


Ao dirigir, a sensação é de uma aceleração impressionante, quase "grudando" o corpo ao banco, e o som do motor V8 contribui para intensificar a experiência.


Embora muitos esportivos modernos possuam tração integral, o Corvette Stingray mantém a tradicional tração traseira. Isso agrada aos puristas da direção, mas exige maior atenção por parte do motorista. Com a tração concentrada nas rodas traseiras, o carro pode perder aderência mais facilmente, especialmente em condições adversas, embora o controle de estabilidade ajude a evitar acidentes ao corrigir as patinadas nas rodas traseiras. O veículo conta ainda com 4 airbags, sendo dois frontais e dois laterais.


Esportividade sem abrir mão do conforto

Embora as estradas americanas onde o teste foi realizado não permitissem ultrapassar os 120 km/h, o Corvette Stingray demonstrou ser um excelente equilíbrio entre desempenho esportivo e conforto. Suas suspensões, firmes nas curvas, lidaram bem com trechos irregulares, sem causar desconforto excessivo na cabine. A direção é precisa e responde rapidamente aos comandos.


Durante o trajeto, foi possível testar tanto o câmbio manual de 7 marchas quanto a opção automática de 8 marchas. Para os entusiastas da direção mais esportiva, o câmbio manual, com engates curtos e precisos, é a escolha ideal. No entanto, as trocas automáticas também não comprometem a essência do carro e são feitas de forma rápida, oferecendo mais conforto para viagens longas.


Interior mais espaçoso que o esperado

Ao contrário de muitos outros esportivos, o Corvette surpreende pelo bom espaço interno. Mesmo com 1,85 m de altura, o motorista não teve dificuldades para entrar no carro, algo que normalmente é um desafio em modelos esportivos mais apertados.


O acabamento interno é simples, sem luxo excessivo, mas bem ajustado ao espírito do veículo. O que realmente importa está ali: sistema multimídia com GPS, áudio, câmera de ré, além de assentos e volante com ajuste elétrico.


Uma característica interessante é o teto removível, que pode ser retirado manualmente, transformando o Corvette em um "quase conversível". Basta desconectar duas travas na frente e uma atrás para retirá-lo e guardá-lo no porta-malas. Embora esse processo manual possa parecer antiquado, especialmente em comparação com sistemas automáticos, ele tem a vantagem de não encarecer o modelo. Para quem preferir, também há a versão conversível completa, com preço a partir de R$ 130 mil.


Embora ofereça conforto, o Corvette Stingray ainda é um esportivo, o que significa que o espaço interno é limitado. O porta-malas, por exemplo, é pequeno, adequado apenas para bagagens pequenas, já que o foco do carro está no desempenho.


Com 460 cv de potência, é difícil se preocupar com mais alguma coisa enquanto dirige. O Corvette, após seis décadas de evolução, manteve sua essência, evoluindo com as inovações da indústria e as demandas do mercado, sem perder a identidade que o tornou um ícone.


Chevrolet Corvette Stingray (Foto: Divulgação)

Dados retirados do G1



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