Desvalorização de carros a gasolina é maior que a dos flex
Um levantamento realizado no banco de dados do WebMotors mostrou que automóveis
movidos a gasolina foram os que sofreram maior depreciação entre maio
de 2013 e maio deste ano. Segundo o Índice WebMotors, a categoria
apresentou, durante o período analisado, baixa de 8,1%. O declínio está
relacionado à preferência do comprador pelos modelos com motorização
flex.
Ainda de acordo com as informações coletadas, dentre os modelos com
motor a gasolina que obtiveram as maiores desvalorizações está o Volvo XC60 3.0 turbo,
ano/modelo 2011, equipado com câmbio automático. O preço do SUV (Sport
Utility Vehicles) apresentou queda de 23%, reduzindo de R$ 140.765,00
para R$ 108.343,00.
Em segundo lugar no ranking estão os veículos movidos a diesel, com
queda de 6,9%. Nesta categoria, o modelo que mais desvalorizou no
período foi o Ssangyong Korando 2.0 turbo,
ano/modelo 2012, também equipado com câmbio automático. A variação
média registrada no utilitário esportivo apresentou queda de 20,6%,
passando de R$ 111.877,00 para R$ 88.835,00.
O fato de a maioria dos veículos a diesel ser importado e ter alto custo
no pós-venda são alguns dos fatores que ajudam a explicar o percentual
elevado de queda de preços no período.
Já os veículos bicombustíveis tiveram baixa de 6,5%. O Citroën Aircross
1.6 16V, ano/modelo 2013, com câmbio manual, é um exemplo desse tipo de
automóvel, que mais desvalorizou. As informações do banco de dados do
Índice WebMotors apontaram queda de 19,1%. Em 2013 o veículo era
comercializado por R$ 60.575,00. Neste ano seu preço passou para R$
49.012,00.
Em contrapartida, os carros que apresentaram menor diminuição foram os
movidos a etanol, com depreciação de 6,2%. O Chevrolet Classic 1.0 8V,
ano/modelo 2005, com câmbio manual, foi o que apresentou maior redução. O
sedã recuou 7,8% passando de R$ 15.993,00 passou a valer R$ 14.750,00,
em 2014.
É importante ressaltar que a análise excluiu os veículos híbridos e os
tetrafuel por não terem amostragem suficiente para comparação. Ainda
assim, no caso dos híbridos, o Ford Fusion 2.5 16V, com câmbio
automático foi o único modelo com a quantidade de amostragens próximas
do mínimo exigido para a checagem. Ele apresentou 6,3% de queda no
período, passando de R$ 81.586,00 para R$ 76.450,00.
fonte:car
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