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Novo Prisma Automático: dados de consumo e desempenho

Quando a Chevrolet do Brasil anunciou que seus modelos compactos, Onix e Prisma, receberiam câmbio automático de seis marchas, surgiu a dúvida sobre a adequação do motor SPE/4 1.4L de 106 cv e torque de 13,9 kgfm @ 4.800 rpm para um carro com 1.079 kg de peso aliado à transmissão automática.

 

No lançamento do Cobalt automático, que compartilha a mesma plataforma e mecânica do Prisma, a Chevrolet optou por um motor 1.8, com 108 cv e torque de 17,1 kgfm @ 3.200 rpm, levantando questões sobre a limitação do motor 1.4 no Prisma quando acoplado ao câmbio automático da GM.


Novo Prisma 2014 - Automático - interior

A primeira avaliação do Prisma Automático, feita pelo iG Carros, apontou que o torque de 13,9 kgfm a 4.800 rpm é insuficiente para dar agilidade ao hatch e ao sedã. Durante ultrapassagens ou arranques rápidos, o motor fazia barulho e apresentava resposta lenta, deixando a impressão de que o carro estava "amarrado" devido à falta de torque. Isso reforçou as preocupações sobre a capacidade do motor 1.4 em um modelo automático. Contudo, dados do CARPLACE indicaram que o Prisma 1.4 LTZ Automático é 8,1% mais lento que a versão manual e consome 5,2% a mais na cidade.


Desempenho – Comparativo entre Prisma Manual, Automático, Civic 2.0 AT e HB20 1.6 Manual
O CARPLACE comparou o desempenho de modelos como o Prisma 1.4 MT e AT com o Honda Civic 2.0 AT e o Hyundai HB20 1.6 MT, destacando as diferenças nas acelerações e retomadas.


Novo Prisma 2014 - Automático - desempenho

O gráfico revela que, entre os automáticos, o Honda Civic 2.0 EXR se destaca em performance, tanto na aceleração de 0 a 100 km/h quanto na retomada de 80 a 120 km/h. Isso se explica pela vantagem do motor 2.0 do Civic em relação aos motores 1.4 do Prisma e 1.8 do Cobalt. Contudo, nota-se uma evolução no motor 1.4 da GM, com o Onix LTZ 1.4 se saindo quase tão bem quanto o Cobalt 1.8, embora este consuma 23% mais combustível na cidade.


Consumo – Comparativo entre Prisma Manual, Automático, Civic 2.0 AT e HB20 1.6 Manual
Surpreendentemente, o Honda Civic 2.0 AT se mostrou mais econômico que o Prisma 1.4 Automático e o Cobalt 1.8 Automático em cidade, de acordo com as medições do CARPLACE.


Novo Prisma LTZ 1.4 Automático 2014 - consumo

Embora a superioridade do Civic 2.0 AT em desempenho fosse esperada, o mesmo não se aplica ao consumo, onde o Civic 2.0 AT superou o Prisma LT 1.4 Automático e o Cobalt 1.8 Automático, mostrando que o sedã médio japonês é mais eficiente.


Novo Prisma 2014 - Automático - traseira


Conclusão

As análises iniciais indicam que a decisão da GM de manter o motor 1.4 no Prisma foi acertada, visto que, apesar de ser menos potente que o 1.8, o motor 1.4 oferece uma melhor relação entre desempenho e consumo, ao contrário do Cobalt, que consome mais.


Novo Prisma 2014 - Automático


Além disso, o aprimoramento do câmbio automático de seis marchas permitiu ao Prisma apresentar desempenho próximo ao do Cobalt 1.8, que consome consideravelmente mais. No entanto, comparado com projetos mais modernos, como o Honda Civic 2.0 AT, o conjunto mecânico do Prisma ainda fica atrás, com o Civic se mostrando mais rápido e econômico, apesar de ser mais pesado e ter um motor maior.



/ Informações e Imagens de carblog / Dados de consumo e desempenho: CARPLACE
 


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