Novo Prisma Automático: dados de consumo e desempenho
A primeira avaliação do Prisma Automático, feita pelo iG Carros, apontou que o torque de 13,9 kgfm a 4.800 rpm é insuficiente para dar agilidade ao hatch e ao sedã. Durante ultrapassagens ou arranques rápidos, o motor fazia barulho e apresentava resposta lenta, deixando a impressão de que o carro estava "amarrado" devido à falta de torque. Isso reforçou as preocupações sobre a capacidade do motor 1.4 em um modelo automático. Contudo, dados do CARPLACE indicaram que o Prisma 1.4 LTZ Automático é 8,1% mais lento que a versão manual e consome 5,2% a mais na cidade.
O gráfico revela que, entre os automáticos, o Honda Civic 2.0 EXR se destaca em performance, tanto na aceleração de 0 a 100 km/h quanto na retomada de 80 a 120 km/h. Isso se explica pela vantagem do motor 2.0 do Civic em relação aos motores 1.4 do Prisma e 1.8 do Cobalt. Contudo, nota-se uma evolução no motor 1.4 da GM, com o Onix LTZ 1.4 se saindo quase tão bem quanto o Cobalt 1.8, embora este consuma 23% mais combustível na cidade.
Consumo – Comparativo entre Prisma Manual, Automático, Civic 2.0 AT e HB20 1.6 Manual
Surpreendentemente, o Honda Civic 2.0 AT se mostrou mais econômico que o Prisma 1.4 Automático e o Cobalt 1.8 Automático em cidade, de acordo com as medições do CARPLACE.
Embora a superioridade do Civic 2.0 AT em desempenho fosse esperada, o mesmo não se aplica ao consumo, onde o Civic 2.0 AT superou o Prisma LT 1.4 Automático e o Cobalt 1.8 Automático, mostrando que o sedã médio japonês é mais eficiente.
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