Saiba mais sobre rodas de carros
Entender um pouco mais sobre rodas é interessante para quem está comprando um carro
e deseja saber por que um tipo ou modelo pode influenciar inclusive no
valor do veículo. Vamos ilustrar alguns pontos básicos, mas que podem
ajudar a esclarecer algumas dúvidas.
Tamanhos de rodas
As rodas são medidas em polegadas e cada polegada é igual a 2,54cm.
Ou seja, uma roda de 15” possui 38,1 cm. E este valor corresponde ao
tamanho do diâmetro da roda.
No geral, o tamanho da roda está ligado ao tamanho do carro. Isto porque está relacionado a estabilidade e controle do veículo
no momento de dirigir ou pilotar. Mas não quer dizer que um veículo
pequeno não possa ter rodas grandes e vice versa. De qualquer forma,
seguir a recomendação do fabricante é importante antes de sair alterando
seu jogo de rodas, principalmente pela segurança.
Rodas de liga leve x Rodas de aço
Muitos acreditam que a roda de liga leve é mais frágil, mas na
verdade elas possuem a mesma resistência das rodas de aço. O que vai
realmente diferenciar uma da outra é a capacidade de recuperação após
grandes impactos ou batidas fortes. Uma roda de liga leve trincada não
permite recuperação. Já uma roda de aço que esteja amassada pode ser
recuperada e ainda agüentar por um bom tempo.
Outro ponto em que muitos defendem as rodas de liga leve é que elas deixam o carro mais ‘macio’ para manobrar ou dirigir.
Além disso, colocar rodas esportivas pode aumentar (ou não!) a beleza
do carro, deixando mais atrativo e valorizado para venda. Claro que isto
terá um custo maior!
Carros 4×4
Um veículo com tração 4×4 (quatro por quatro) possui um sistema de
transmissão que distribui a força do motor para as quatro rodas. Isso
faz com que o mesmo ganhe
em capacidade, não necessariamente potência. A diferença é que as rodas
da frente ajudam as traseiras, o que auxilia principalmente nas
subidas.
Este sistema de tração pode ser temporário (tração NAS quatro rodas) ou permanente (tração EM quatro rodas).
Consumo do veículo
Rodas esportivas
geralmente são mais largas o que aumenta a superfície de contato com o
solo. Isto faz com que a roda seja mais exigida e por fim faça com que o
veículo consuma mais combustível.
Um carro popular provavelmente terá pneus mais finos o que ajuda a consumir menos combustível que um modelo esportivo, por exemplo.
Como dito no início, o objetivo era ilustrar pontos básicos para
compradores (e até vendedores). Portanto não vamos falar sobre questões
técnicas de fabricação, aerodinâmica, furação ou tipo de fixação.
via: carrosemotosbh!
Nenhum comentário: