QUE SEDÃ EU COMPRO: UM ZERO KM POTENTE OU UM SEMINOVO “DE STATUS”?
Leitor quer trocar um VW Golf 2012 por um sedã, mas não sabe se leva um modelo novo e com melhor desempenho ou um seminovo estiloso
_Caro Haislan, nessa faixa de preço, temos uma disputa das boas entre os
sedãs que você pode escolher. Mas, fique de olho nos mínimos detalhes,
aqueles que podem fazer toda a diferença na hora de fechar o negócio –
ou se arrepender dele em pouco tempo.
Vamos por partes. Para se decidir entre as opções de modelos novos, vamos levar em conta o desempenho do motor, que você disse prezar na hora da escolha. Por R$ 98.700, o Ford Fusion de entrada conta com um 2.5 flex de 175 cv de potência a 6 mil rpm. Mas, a Volkswagen oferece o Jetta TSI (topo de linha) por R$ 92.890. Ou seja, por R$ 5.810 a menos você leva um sedã com motor 2.0 turbo de 211 cv a 5.500 rpm.
O que isso significa na prática? Enquanto o modelo estiloso da Ford leva 10,5 segundos para te levar a 100 km/h, o Jetta precisa de 7 segundos para que o ponteiro do velocímetro chegue à mesma posição. O desempenho do alemão continua superior nas retomadas: 3,2 s, ante 5,5 s do Fusion.
O senão fica para a reestilização pela qual o Jetta vai passar em breve. Logo depois do Salão de São Paulo (que acontece em outubro), o sedã chega às lojas da Volks com mudanças pontuais nos faróis (que ganharão luzes de rodagem diurna), lanternas em LED e novos para-choques. Por dentro, o destaque fica para o novo volante multifuncional. O 2.0 turbo continua sendo oferecido, junto com o 1.4 TSI do Golf. Ou seja, essa é uma boa hora para barganhar bons descontos nas lojas da Volkswagen.
Segunda opção
Se você não faz questão de levar um carro novo para casa, pode subir alguns degraus e escolher entre os modelos “famosos por seu status”, como você mesmo pontuou. Nesse caso, o BMW 320i e o Audi A4 podem ser boas opções. Na disputa de conterrâneos, o 320i leva a melhor. É verdade que olhando só para os números eles empatam (o A4 conta com um 2.0 de 183 cv enquanto o 320i leva um 2.0 de 184 cv) - lembrando que por menos dá para levar um 320i de geração anterior com motor aspirado. Mas, o Audi vai ganhar uma nova geração no próximo ano, o que tende a desvalorizar mais os modelos anteriores.
Se levar um sedã premium como o 320i parece bom negócio na certa, é olhando nos números que você pode se prevenir de um grande arrependimento. Considerando a cesta de peças das gerações atuais do Jetta e do 320i, a diferença de valores é gritante: 9.463 e R$ 22.925, respectivamente. Por precaução, o Jetta leva a melhor nessa disputa: é melhor abrir mão de um pouco de status para evitar um arrependimento na oficina no futuro.
Vamos por partes. Para se decidir entre as opções de modelos novos, vamos levar em conta o desempenho do motor, que você disse prezar na hora da escolha. Por R$ 98.700, o Ford Fusion de entrada conta com um 2.5 flex de 175 cv de potência a 6 mil rpm. Mas, a Volkswagen oferece o Jetta TSI (topo de linha) por R$ 92.890. Ou seja, por R$ 5.810 a menos você leva um sedã com motor 2.0 turbo de 211 cv a 5.500 rpm.
O que isso significa na prática? Enquanto o modelo estiloso da Ford leva 10,5 segundos para te levar a 100 km/h, o Jetta precisa de 7 segundos para que o ponteiro do velocímetro chegue à mesma posição. O desempenho do alemão continua superior nas retomadas: 3,2 s, ante 5,5 s do Fusion.
O senão fica para a reestilização pela qual o Jetta vai passar em breve. Logo depois do Salão de São Paulo (que acontece em outubro), o sedã chega às lojas da Volks com mudanças pontuais nos faróis (que ganharão luzes de rodagem diurna), lanternas em LED e novos para-choques. Por dentro, o destaque fica para o novo volante multifuncional. O 2.0 turbo continua sendo oferecido, junto com o 1.4 TSI do Golf. Ou seja, essa é uma boa hora para barganhar bons descontos nas lojas da Volkswagen.
Segunda opção
Se você não faz questão de levar um carro novo para casa, pode subir alguns degraus e escolher entre os modelos “famosos por seu status”, como você mesmo pontuou. Nesse caso, o BMW 320i e o Audi A4 podem ser boas opções. Na disputa de conterrâneos, o 320i leva a melhor. É verdade que olhando só para os números eles empatam (o A4 conta com um 2.0 de 183 cv enquanto o 320i leva um 2.0 de 184 cv) - lembrando que por menos dá para levar um 320i de geração anterior com motor aspirado. Mas, o Audi vai ganhar uma nova geração no próximo ano, o que tende a desvalorizar mais os modelos anteriores.
Se levar um sedã premium como o 320i parece bom negócio na certa, é olhando nos números que você pode se prevenir de um grande arrependimento. Considerando a cesta de peças das gerações atuais do Jetta e do 320i, a diferença de valores é gritante: 9.463 e R$ 22.925, respectivamente. Por precaução, o Jetta leva a melhor nessa disputa: é melhor abrir mão de um pouco de status para evitar um arrependimento na oficina no futuro.
fonte:revistaautoesporte
0 comentários: