QUE SEDÃ EU COMPRO: UM ZERO KM POTENTE OU UM SEMINOVO “DE STATUS”?

Leitor quer trocar um VW Golf 2012 por um sedã, mas não sabe se leva um modelo novo e com melhor desempenho ou um seminovo estiloso


_Quero comprar um carro novo e pretendo gastar até R$ 100 mil. Tenho um VW Golf 2012 e procuro um sedã maior, com bom motor, econômico e seguro. Pensei no Ford Fusion e no Jetta TSI (ambos zero km), mas também estou de olho em usados famosos por seu status: Audi A4, BMW 320i, Mercedes C200 e Hyundai Azera. Poderiam me indicar a melhor opção?
 
Haislan Frota (Brasília/DF)
 
 
_Caro Haislan, nessa faixa de preço, temos uma disputa das boas entre os sedãs que você pode escolher. Mas, fique de olho nos mínimos detalhes, aqueles que podem fazer toda a diferença na hora de fechar o negócio – ou se arrepender dele em pouco tempo.


Vamos por partes. Para se decidir entre as opções de modelos novos, vamos levar em conta o desempenho do motor, que você disse prezar na hora da escolha. Por R$ 98.700, o Ford Fusion de entrada conta com um 2.5 flex de 175 cv de potência a 6 mil rpm. Mas, a Volkswagen oferece o Jetta TSI (topo de linha) por R$ 92.890. Ou seja, por R$ 5.810 a menos você leva um sedã com motor 2.0 turbo de 211 cv a 5.500 rpm.


O que isso significa na prática? Enquanto o modelo estiloso da Ford leva 10,5 segundos para te levar a 100 km/h, o Jetta precisa de 7 segundos para que o ponteiro do velocímetro chegue à mesma posição. O desempenho do alemão continua superior nas retomadas: 3,2 s, ante 5,5 s do Fusion.


O senão fica para a reestilização pela qual o Jetta vai passar em breve. Logo depois do Salão de São Paulo (que acontece em outubro), o sedã chega às lojas da Volks com mudanças pontuais nos faróis (que ganharão luzes de rodagem diurna), lanternas em LED e novos para-choques. Por dentro, o destaque fica para o novo volante multifuncional. O 2.0 turbo continua sendo oferecido, junto com o 1.4 TSI do Golf. Ou seja, essa é uma boa hora para barganhar bons descontos nas lojas da Volkswagen.



 

Segunda opção

Se você não faz questão de levar um carro novo para casa, pode subir alguns degraus e escolher entre os modelos “famosos por seu status”, como você mesmo pontuou. Nesse caso, o BMW 320i e o Audi A4 podem ser boas opções. Na disputa de conterrâneos, o 320i leva a melhor. É verdade que olhando só para os números eles empatam (o A4 conta com um 2.0 de 183 cv enquanto o 320i leva um 2.0 de 184 cv) - lembrando que por menos dá para levar um 320i de geração anterior com motor aspirado. Mas, o Audi vai ganhar uma nova geração no próximo ano, o que tende a desvalorizar mais os modelos anteriores.


Se levar um sedã premium como o 320i parece bom negócio na certa, é olhando nos números que você pode se prevenir de um grande arrependimento. Considerando a cesta de peças das gerações atuais do Jetta e do 320i, a diferença de valores é gritante: 9.463 e R$ 22.925, respectivamente. Por precaução, o Jetta leva a melhor nessa disputa: é melhor abrir mão de um pouco de status para evitar um arrependimento na oficina no futuro.

Que carro eu compro Volkswagen Jetta e BMW 320i (Foto: Autoesporte)
 


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