Clio e Agile se saem mal e tiram zero em crash test
Modelos vendidos no Brasil mostram-se inseguros em teste de colisão; único a receber nota máxima, SEAT Léon não é vendido por aqui
São Paulo – O Renault Clio e o Chevrolet Agile receberam nota zero no crash test da Latin NCAP, programa independente de avaliação de carros
novos vendidos na América Latina e Caribe. A quarta fase de testes de
colisão da entidade, divulgada nesta quarta-feira, deu nota zero também
ao Nissan Tsuru e ao Suzuki Alto K10, que não são vendidos por aqui. Até
hoje, apenas o chinês Geely CK havia recebido esta nota nos testes da Latin NCAP, que a partir da quarta fase, passaram a ter critérios mais rígidos.
Em contrapartida, dois dos seis modelos testados receberam notas altas,
mas eles também não são vendidos no Brasil: o SEAT Léon levou a inédita
avaliação de cinco estrelas – nota máxima na Latin NCAP – e o Suzuki
Celerio ganhou quatro estrelas. Seus testes foram patrocinados por seus
fabricantes.
A Latin NCAP sempre testa a versão mais básica de cada veículo, a menos
que a montadora patrocine o teste de uma versão superior. O carro se
choca frontalmente com um objeto deformável, que representa outro
veículo, a 64 km/h, segundo os padrões adotados pela Euro NCAP. Os
bonecos (dummies) representam dois adultos nos bancos da frente e duas
crianças no banco de trás, em cadeirinhas, sendo uma de três anos e
outra de um ano e meio.
Os modelos que oferecem sistema de engate Isofix para as cadeirinhas,
em substituição do sistema de engate com cinto, ganham mais pontos para a
proteção das crianças. Esse sistema de engate ainda não é muito
oferecido no Brasil, mas recentemente foi aberta consulta pública para que o Inmetro passe a certificar as cadeirinhas compatíveis com o Isofix, para que elas possam ser usadas dessa forma em modelos que dispuserem do sistema.
Neste ano, a Latin NCAP aumentou a exigência de seus procedimentos de
teste. O sistema de pontos passou a punir os veículos quando os dummies
sofrem cargas que supõem uma lesão fatal no próprio teste. E para
receber cinco estrelas para os adultos, o carro deve ser aprovado no
teste de impacto lateral, além de oferecer freios ABS e lembretes para
cintos de segurança nos bancos da frente nos modelos padrão.
Renault Clio
O Renault Clio Mio (nome do modelo na Argentina, onde é fabricado) foi
testado na sua versão mais básica, sem airbags, e tirou zero estrela na
avaliação para passageiro adulto e apenas uma estrela para as crianças
no banco de trás.
A estrutura de seu habitáculo foi considerada instável e as forças
sofridas pelas cabeças dos bonecos adultos foram, segundo a Latin NCAP,
“inaceitavelmente altas”. No caso das crianças, houve baixa
compatibilidade para a cadeirinha infantil e um fraco desempenho nos
testes dinâmicos. A cadeirinha era afixada com cinto.
Veja o vídeo com o teste do Renault Clio:
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