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Clio e Agile se saem mal e tiram zero em crash test

Modelos vendidos no Brasil mostram-se inseguros em teste de colisão; único a receber nota máxima, SEAT Léon não é vendido por aqui


São Paulo – O Renault Clio e o Chevrolet Agile receberam nota zero no crash test da Latin NCAP, programa independente de avaliação de carros novos vendidos na América Latina e Caribe. A quarta fase de testes de colisão da entidade, divulgada nesta quarta-feira, deu nota zero também ao Nissan Tsuru e ao Suzuki Alto K10, que não são vendidos por aqui. Até hoje, apenas o chinês Geely CK havia recebido esta nota nos testes da Latin NCAP, que a partir da quarta fase, passaram a ter critérios mais rígidos.

Em contrapartida, dois dos seis modelos testados receberam notas altas, mas eles também não são vendidos no Brasil: o SEAT Léon levou a inédita avaliação de cinco estrelas – nota máxima na Latin NCAP – e o Suzuki Celerio ganhou quatro estrelas. Seus testes foram patrocinados por seus fabricantes.

A Latin NCAP sempre testa a versão mais básica de cada veículo, a menos que a montadora patrocine o teste de uma versão superior. O carro se choca frontalmente com um objeto deformável, que representa outro veículo, a 64 km/h, segundo os padrões adotados pela Euro NCAP. Os bonecos (dummies) representam dois adultos nos bancos da frente e duas crianças no banco de trás, em cadeirinhas, sendo uma de três anos e outra de um ano e meio.

Os modelos que oferecem sistema de engate Isofix para as cadeirinhas, em substituição do sistema de engate com cinto, ganham mais pontos para a proteção das crianças. Esse sistema de engate ainda não é muito oferecido no Brasil, mas recentemente foi aberta consulta pública para que o Inmetro passe a certificar as cadeirinhas compatíveis com o Isofix, para que elas possam ser usadas dessa forma em modelos que dispuserem do sistema.

Neste ano, a Latin NCAP aumentou a exigência de seus procedimentos de teste. O sistema de pontos passou a punir os veículos quando os dummies sofrem cargas que supõem uma lesão fatal no próprio teste. E para receber cinco estrelas para os adultos, o carro deve ser aprovado no teste de impacto lateral, além de oferecer freios ABS e lembretes para cintos de segurança nos bancos da frente nos modelos padrão.

Renault Clio

O Renault Clio Mio (nome do modelo na Argentina, onde é fabricado) foi testado na sua versão mais básica, sem airbags, e tirou zero estrela na avaliação para passageiro adulto e apenas uma estrela para as crianças no banco de trás.

A estrutura de seu habitáculo foi considerada instável e as forças sofridas pelas cabeças dos bonecos adultos foram, segundo a Latin NCAP, “inaceitavelmente altas”. No caso das crianças, houve baixa compatibilidade para a cadeirinha infantil e um fraco desempenho nos testes dinâmicos. A cadeirinha era afixada com cinto.

Veja o vídeo com o teste do Renault Clio:





fonte: exame

 

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