Volkswagen encosta na Toyota em vendas mundiais em 2014


A Volkswagen está reduzindo a distância para a Toyota como líder mundial em vendas de veículos, em decorrência de uma rápida expansão na China - o maior mercado de automóveis do mundo - enquanto Toyota freia o crescimento para aprimorar a qualidade.



 
A Toyota, ainda líder global, anunciou um crescimento global de vendas de 3,8% nos seis primeiros meses de 2014, com 5.097 milhão unidades produzidas. A Volkswagen, porém, cresce a um ritmo mais acelerado, e o seu volume de vendas semestral pode igualar ou até mesmo ultrapassar a Toyota.

Toyota Etios

 
O grupo Volkswagen vendeu 4,97 milhões de veículos no período janeiro-junho, crescimento de 5,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, excluindo os números de fabricantes de caminhões Scania e MAN, os quais serão conhecidos 31 de julho. 


A consultoria IHS Automotive prevê um total de vendas do primeiro semestre da Volkswagen de 5,07 milhões de veículos, incluindo os fabricantes de caminhões. O resultado Toyota, refletindo fortes vendas nos Estados Unidos, China e Europa, superou a previsão IHS de 4,83 milhões, e o mesmo pode acontecer com a alemã.


China 
 

Mesmo se a Toyota conseguir manter a liderança no primeiro semestre, porém, sua liderança no fechamento do ano não parece tão assegurada, visto que na China - maior mercado do mundo, com 9.6 milhões de veículos vendidos no primeiro semestre - as vendas da VW subiram 18%, para 1,8 milhões de unidades, enquanto a Toyota cresceu 12%, para 465.900 unidades vendidas.


A IHS Automotive projeta que a Volkswagen se tornará a maior empresa automotiva do planeta neste ano, já que prevê vendas anuais da Volkswagen em 9,9 milhões de unidades em 2014, enquanto para a Toyota a previsão é de 9.47 milhões de autos vendidos, conforme reportado pela Reuters aqui.

Volkswagen Golf GTI

 
A Volkswagen, que vendeu 3,27 milhões de veículos na China no ano passado, planeja investir € 18.2 bilhões de euros entre 2014 e 2018 em novas fábricas e produtos junto com seus parceiros chineses.

Toyota XRS

 
A Toyota, por sua vez, suspendeu a construção de novas fábricas até 2016, visto que a empresa está focada em fabricar carros de melhor qualidade ao invés de perseguir metas ambiciosas de volume de vendas. 


Liderança da Toyota EUA

Toyota supera a VW nos Estados Unidos, beneficiando-se da demanda de compradores norte-americanos por SUV´s, que vão superar as vendas de sedãs pela primeira vez. O aumento vendas do novo Toyota Highlander e do Lexus RX levou a ganhos de participação de mercado nos EUA, enquanto a Volkswagen registrou declínios de vendas, e se comprometeu a apresentar um SUV de tamanho médio em 2016. 



Lexus RX 350 
Rentabilidade

Apesar da expansão da VW, a lucratividade continua a ser um problema. Em 2013 a montadora alemã registrou margem de lucro de 2,9%, enquanto a divisão de automóveis da Toyota alcançou 8,8% e a Hyundai Motor Corporation atingiu 9%. Grande parte da produção da VW é em seu mercado doméstico, na Alemanha, onde os trabalhadores conseguiram um aumento salarial significativo no ano passado. 

Porsche Macan

 
O grupo Volkswagen incluem a Volkswagen Passenger Cars, Audi, Porsche e Skoda, entre outros. Toyota inclui a marca Toyota, Lexus, Scion, Daihatsu e Hino.


Fonte [Auto News]

0 comentários:

Premium Blogspot Templates
Copyright © 2014 Auto Ofici