Volkswagen encosta na Toyota em vendas mundiais em 2014
A Volkswagen está reduzindo a distância para a Toyota como líder mundial em vendas de veículos,
em decorrência de uma rápida expansão na China - o maior mercado de
automóveis do mundo - enquanto Toyota freia o crescimento para aprimorar
a qualidade.
A Toyota, ainda líder global, anunciou um crescimento global de vendas
de 3,8% nos seis primeiros meses de 2014, com 5.097 milhão unidades
produzidas. A Volkswagen, porém, cresce a um ritmo mais acelerado, e o
seu volume de vendas semestral pode igualar ou até mesmo ultrapassar a
Toyota.
O grupo Volkswagen vendeu 4,97 milhões de veículos
no período janeiro-junho, crescimento de 5,9% em relação ao mesmo
período do ano anterior, excluindo os números de fabricantes de
caminhões Scania e MAN, os quais serão conhecidos 31 de julho.
A consultoria IHS Automotive prevê um total de vendas do primeiro semestre da Volkswagen de 5,07 milhões de veículos, incluindo os fabricantes de caminhões. O resultado Toyota, refletindo fortes vendas nos Estados Unidos, China e Europa, superou a previsão IHS de 4,83 milhões, e o mesmo pode acontecer com a alemã.
China
Mesmo se a Toyota conseguir manter a liderança no primeiro semestre, porém, sua liderança no fechamento do ano não parece tão assegurada, visto que na China - maior mercado do mundo, com 9.6 milhões de veículos vendidos no primeiro semestre - as vendas da VW subiram 18%, para 1,8 milhões de unidades, enquanto a Toyota cresceu 12%, para 465.900 unidades vendidas.
A IHS Automotive projeta que a Volkswagen se tornará a maior empresa automotiva do planeta neste ano, já que prevê vendas anuais da Volkswagen em 9,9 milhões de unidades em 2014, enquanto para a Toyota a previsão é de 9.47 milhões de autos vendidos, conforme reportado pela Reuters aqui.
A Volkswagen, que vendeu 3,27 milhões de veículos na China no ano
passado, planeja investir € 18.2 bilhões de euros entre 2014 e 2018 em
novas fábricas e produtos junto com seus parceiros chineses.
A Toyota, por sua vez, suspendeu a construção de novas fábricas até
2016, visto que a empresa está focada em fabricar carros de melhor
qualidade ao invés de perseguir metas ambiciosas de volume de vendas.
Liderança da Toyota EUA
Toyota supera a VW nos Estados Unidos, beneficiando-se da demanda de compradores norte-americanos por SUV´s, que vão superar as vendas de sedãs pela primeira vez. O aumento vendas do novo Toyota Highlander e do Lexus RX levou a ganhos de participação de mercado nos EUA, enquanto a Volkswagen registrou declínios de vendas, e se comprometeu a apresentar um SUV de tamanho médio em 2016.
Rentabilidade
Apesar da expansão da VW, a lucratividade continua a ser um problema. Em 2013 a montadora alemã registrou margem de lucro de 2,9%, enquanto a divisão de automóveis da Toyota alcançou 8,8% e a Hyundai Motor Corporation atingiu 9%. Grande parte da produção da VW é em seu mercado doméstico, na Alemanha, onde os trabalhadores conseguiram um aumento salarial significativo no ano passado.
Apesar da expansão da VW, a lucratividade continua a ser um problema. Em 2013 a montadora alemã registrou margem de lucro de 2,9%, enquanto a divisão de automóveis da Toyota alcançou 8,8% e a Hyundai Motor Corporation atingiu 9%. Grande parte da produção da VW é em seu mercado doméstico, na Alemanha, onde os trabalhadores conseguiram um aumento salarial significativo no ano passado.
O grupo Volkswagen incluem a Volkswagen Passenger Cars, Audi, Porsche e Skoda, entre outros. Toyota inclui a marca Toyota, Lexus, Scion, Daihatsu e Hino.
Fonte [Auto News]
0 comentários: