COM R$ 39 MIL, MANTER O HATCH ZERO KM NA GARAGEM OU COMPRAR UM SEDÃ MÉDIO?
Após dar perda total em um Renault Sandero, leitor está na dúvida se compra novamente o hatch ou migra para segmento superior no mercado de usados
Resposta
Que dúvida, Renan! Escolher entre um zero quilômetro mais básico e um seminovo completão é sempre uma sinuca de bico. De pronto, podemos dizer você fará uma boa escolha caso escolha continuar com o Renault Sandero.
A dica é comprar o novo modelo, que está chegando às lojas neste mês. Ele mantém os principais ingredientes da versão anterior: bom espaço interno, porta-malas generoso (320 litros) e custo-benefício interessante. Mas a recauchutagem no visual faz com que o gosto da receita seja outro. Além do desenho mais bonito e moderno, o interior também passou por uma boa reciclada, adotando um acabamento mais refinado.
Pensando no recorte financeiro proposto, a melhor configuração para você é a 1.6 Expression, tabelada em R$ 38.590. Trata-se da versão intermediária do hatch, equipada com seu já conhecido motor 1.6 8V de 106 cv. Na pista, o Sandero 1.6 foi aos 100 km/h em 12,2 segundos e consumiu ótimos 9,2 km/l de etanol na cidade e 11,3 km/l na estrada.
A lista de equipamentos é recheada por airbag duplo frontal, freios ABS, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, computador de bordo, rádio com CD/MP3 player e Bluetooth e rodas aro 15. Se você é mais ligado em tecnologia, pode acrescentar o Kit Tecno Pack, opcional de R$ 1.200, que traz central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas e sensor de estacionamento traseiro.
O Sandero não é mau negócio em termos de mercado. A desvalorização está dentro da média da categoria: 11,2%, de acordo com a agência Autoinforme. O seguro fica em torno de 6% do valor do veículo, segundo o padrão de perfil que usamos em Autoesporte.
Segunda opção
Mas essa é uma compra racional. Você já conhece o carro e sabe exatamente o que esperar dele, além de ser um zero quilômetro, qualidade que, na teoria, significa menos dor de cabeça com manutenção. Lembre-se também que você desfrutará de um veículo dentro da garantia - três anos. Se você estiver disposto a se arriscar no mercado de seminovos a procura de boas ofertas, não tenha dúvidas de que lá você também fará negócio.
Dentre os modelos citados por você, nós aconselhamos descartar os Kia Soul e Cerato, uma vez que a faixa de preço deles é maior do que você pretende gastar (lembrando que nossa referência de pesquisa é o Mercado Livre, parceiro de Autoesporte). Sendo assim, volte seus olhos para o Honda Civic.
O sedã tem referências muito boas no mercado. Não é à toa que o modelo é extremamente procurado nas lojas de usados. Você encontrará uma enxurrada de ofertas de modelos 2007/2008 no valor que você busca. Com sorte, encontrará também algumas versões 2009/2010 nessa mesma faixa de preço. A configuração 1.8 EXS, de 2008, é interessante. O modelo traz o bom motor 1.8 de 140 cv de potência. A lista de equipamentos é completa e acrescenta sobre o Sandero câmbio automático, bancos de couro, retrovisores elétricos, rodas de liga leve, comandos de áudio no volante, faróis de neblina, entre outros itens. Apesar de você preferir hatches, o espaço interno do Civic instiga - com exceção do porta-malas de 340 l, apenas 20 l a mais que o Renault.
Se você privilegia desempenho, vai curtir o comportamento do Honda. O motor despeja 17,7 kgfm de torque. Dá um banho de força no 1.6 de 15,5 kgfm do Renault. Em contrapartida, o Civic cobra seu preço por isso. Em teste realizado por Autoesporte, registramos média de consumo de 6,2 km/l, na cidade com etanol e 11,8 km/l na estrada. Lembre-se também que você poderá gastar muito mais com manutenção, embora o seguro seja mais barato.
Ou seja, trata-se de um carro que te fará gastar muito mais. Ainda que você quite o modelo à vista, os custos relacionados poderão pesar e muito no bolso em razão da quilometragem média. Só escolha o Civic caso você realmente privilegie desempenho, dirigibilidade e espaço. Do contrário, mantenha o Sandero na garagem.
Que dúvida, Renan! Escolher entre um zero quilômetro mais básico e um seminovo completão é sempre uma sinuca de bico. De pronto, podemos dizer você fará uma boa escolha caso escolha continuar com o Renault Sandero.
A dica é comprar o novo modelo, que está chegando às lojas neste mês. Ele mantém os principais ingredientes da versão anterior: bom espaço interno, porta-malas generoso (320 litros) e custo-benefício interessante. Mas a recauchutagem no visual faz com que o gosto da receita seja outro. Além do desenho mais bonito e moderno, o interior também passou por uma boa reciclada, adotando um acabamento mais refinado.
Pensando no recorte financeiro proposto, a melhor configuração para você é a 1.6 Expression, tabelada em R$ 38.590. Trata-se da versão intermediária do hatch, equipada com seu já conhecido motor 1.6 8V de 106 cv. Na pista, o Sandero 1.6 foi aos 100 km/h em 12,2 segundos e consumiu ótimos 9,2 km/l de etanol na cidade e 11,3 km/l na estrada.
A lista de equipamentos é recheada por airbag duplo frontal, freios ABS, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, computador de bordo, rádio com CD/MP3 player e Bluetooth e rodas aro 15. Se você é mais ligado em tecnologia, pode acrescentar o Kit Tecno Pack, opcional de R$ 1.200, que traz central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas e sensor de estacionamento traseiro.
O Sandero não é mau negócio em termos de mercado. A desvalorização está dentro da média da categoria: 11,2%, de acordo com a agência Autoinforme. O seguro fica em torno de 6% do valor do veículo, segundo o padrão de perfil que usamos em Autoesporte.
Segunda opção
Mas essa é uma compra racional. Você já conhece o carro e sabe exatamente o que esperar dele, além de ser um zero quilômetro, qualidade que, na teoria, significa menos dor de cabeça com manutenção. Lembre-se também que você desfrutará de um veículo dentro da garantia - três anos. Se você estiver disposto a se arriscar no mercado de seminovos a procura de boas ofertas, não tenha dúvidas de que lá você também fará negócio.
Dentre os modelos citados por você, nós aconselhamos descartar os Kia Soul e Cerato, uma vez que a faixa de preço deles é maior do que você pretende gastar (lembrando que nossa referência de pesquisa é o Mercado Livre, parceiro de Autoesporte). Sendo assim, volte seus olhos para o Honda Civic.
O sedã tem referências muito boas no mercado. Não é à toa que o modelo é extremamente procurado nas lojas de usados. Você encontrará uma enxurrada de ofertas de modelos 2007/2008 no valor que você busca. Com sorte, encontrará também algumas versões 2009/2010 nessa mesma faixa de preço. A configuração 1.8 EXS, de 2008, é interessante. O modelo traz o bom motor 1.8 de 140 cv de potência. A lista de equipamentos é completa e acrescenta sobre o Sandero câmbio automático, bancos de couro, retrovisores elétricos, rodas de liga leve, comandos de áudio no volante, faróis de neblina, entre outros itens. Apesar de você preferir hatches, o espaço interno do Civic instiga - com exceção do porta-malas de 340 l, apenas 20 l a mais que o Renault.
Se você privilegia desempenho, vai curtir o comportamento do Honda. O motor despeja 17,7 kgfm de torque. Dá um banho de força no 1.6 de 15,5 kgfm do Renault. Em contrapartida, o Civic cobra seu preço por isso. Em teste realizado por Autoesporte, registramos média de consumo de 6,2 km/l, na cidade com etanol e 11,8 km/l na estrada. Lembre-se também que você poderá gastar muito mais com manutenção, embora o seguro seja mais barato.
Ou seja, trata-se de um carro que te fará gastar muito mais. Ainda que você quite o modelo à vista, os custos relacionados poderão pesar e muito no bolso em razão da quilometragem média. Só escolha o Civic caso você realmente privilegie desempenho, dirigibilidade e espaço. Do contrário, mantenha o Sandero na garagem.
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fonte:revistaautoesporte
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