COM R$ 38 MIL NO BOLSO, QUAL 1.0 COMPRAR?

A procura do primeiro carro, leitor quer hatch 1.0 bem equipado; confira sugestões


_Quero comprar meu primeiro carro. Quero um modelo completo e que tenha preço de seguro e manutenção baixos, além de boas médias de consumo na faixa de R$ 38 mil. Pensei em um HB20 ou Etios usados, mas ainda tenho expectativa sobre o novo Ka e considero outros modelos como March e Gol."    [Lucas Pinheiro ]
 
 
_A diferença de preço entre um HB20 ou um Etios 0 km para um seminovo não é tão significativa para justificar a ida para o mercado de usados. Além disso, seu orçamento permite escolher um bom carro novo sem aperto. Isso posto, foi bom esperar pelo lançamento do Ford Ka para fechar negócio, Lucas.


De visual completamente novo, a terceira geração do hatch chegou apostando forte na relação de custo-benefício, praticamente imbatível entre os modelos 1.0 do mercado. Tendo em vista os equipamentos que você julga essenciais e a grana que pretende gastar, a versão mais indicada é a 1.0 SE Plus, tabelada em R$ 37.390. A configuração traz uma lista de equipamentos bem servida: freios ABS, airbag duplo, vidros e travas elétricos, ar-condicionado, direção elétrica e sistema de som com Bluetooth e comandos de voz. Para efeito de comparação, o concorrente Hyundai HB20 só oferece pacote equivalente na versão Comfort Plus com Audio BTH, de R$ 38.150.


O seguro também agrada o bolso: R$ 1.595, preço fixo, independente do perfil do condutor. Lembrando que o valor é promocional, fruto de parceria entre a Ford e a seguradora Mapfre. Você sentirá a economia na hora de abastecer. De acordo com medição feita por Autoesporte, o hatch crava médias de 10,8 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada, sempre com etanol. Não são números tão bons quanto o do Volkswagen up!, referência no segmento com média de 13,1 km/l em ciclo combinado, mas agradam bastante.


Ao volante, o novo Ka conquistou elogios na redação. A tocada do 1.0 tricilindrico é muito boa. Os 85 cv aparecem aos 6.500 giros, enquanto o  torque máximo de 10,7 kgfm surge a 4.500 rpm. Esqueça aquela vibração típica dos modelos dotados de motor três cilindros. Isso não acontece com a novidade da Ford. Na pista, o compacto entregou números superiores ao aos dos rivais: 0 a 100 km/h em 13,5 segundos frente a 15,1 segundos do HB20. A retomada de 40 a 80 km/h acontece em 8,5 segundos. O up!, como comparação, retoma em 9 segundos. Na frenagem a 60 km/h, o Ka percorreu 16 metros para parar completamente. São dois metros a mais que o compacto da Volks.


Espaço não é bem o forte do Ka, mas o modelo não chega a desagradar. A altura para a cabeça dos passageiros, por exemplo, é melhor nele no que o irmão maior Fiesta. O porta-malas não é indicado para família grande, com apenas 216 litros de capacidade, segundo medição de AE, um dos piores da categoria.

 



BOA ESCOLHA

Como a questão do custo-benefício parece ser bastante importante para você, sugerimos o Nissan New March como uma segunda opção de compra. A versão indicada é a 1.0 SV, de R$ 36.990. Equipada com motor 1.0 de 74 cv de potência e 10 kgfm de torque, ela vem com tudo o que o Ka traz e ainda acrescenta volante multifuncional, faróis de neblina, retrovisores elétricos e rodas de liga leve de 15 polegadas.


Embora seja mais equipado e mais barato, o Nissan não agrada tanto quanto o Ford quando o assunto é dirigibilidade e por isso fica para trás. Mas isso não quer dizer que o modelo é ruim de dirigir. Pelo contrário, o acerto na direção elétrica, mais firme em relação à versão anterior, melhorou bastante a experiência ao volante. Outro ponto positivo é qualidade de acabamento, que também se mostra mais refinada que a do modelo antigo.


Os custos relacionados são próximos ao do Ka. O seguro é levemente mais caro: R$ 1.849, de acordo com perfil estipulado por Autoesporte. Rodando, o pequeno March faz 8,4 km/l em trecho urbano e 10,9 km/l em trecho rodoviário. Seguindo a fórmula do “mais por menos”, o New March se torna uma baita opção de compra para quem busca o primeiro carro.


Se quiser um comparativo completo de hatches de entrada, confira a edição de agosto de Autoesporte, já nas bancas.
 

Que carro eu compro: Ka x New March (Foto: Autoesporte)

 

 

0 comentários:

Premium Blogspot Templates
Copyright © 2014 Auto Ofici