BMW apresenta o i3

Primeiro carro 100% elétrico da BMW, o i3, é apresentado oficialmente para o mercado

 


Revelado como carro-conceito em 2011 e 2012, o BMW i3 agora é apresentado na versão de produção, que manteve o jeitão futurista em seu design: a frente com faróis e dupla grade que caracteriza a marca (apenas decorativa, por ser um carro elétrico) em posição elevada, para-choque com ar robusto e a pintura preta de capô e teto permanece no modelo de série. A lateral merece destaque, tanto pela curvas da área envidraçada como pela porta "oculta" que abre no sentido inverso e facilita o acesso dos passageiros de trás (veja abaixo). A tampa traseira e parte do para-choque trazem o contraste de cores como na dianteira. As dimensões são compactas: 3,999 metros de comprimento (sendo 2,57 m de entre-eixos), 1,775 metro de largura e 1,58 m de altura. O i3 possui 1195 quilos, graças à utilização de alumínio e um composto de fibra de carbono e plástico (CFRP).
 
Por dentro, a ousadia da parte externa permanece: volante branco de dois raios e diversas teclas de atalho, duas telas retangulares, uma situada atrás do volante, que gerencia autonomia, quilometragem, velocidade, carga disponível, marcha selecionada, entre outras informações, e outra no console central (de 6,5 polegadas, com opção de tamanho 8,8 polegadas), pela qual se utiliza o sistema iDrive, com acesso a músicas, navegação, telefone, imagens, etc. Os comandos de ar-condicionado ficam acima das saídas centrais. Os bancos dianteiros finos liberam mais espaço para as pernas dos dois ocupantes de trás.




O motor elétrico produz 125 kW, equivalentes a 170 hp, e aproximados 25,4 kgfm de torque. Assim, o i3 faz de 0 a 60 km/h em 3,7 segundos, e de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. Para retomar de 80 a 120 km/h são necessários 4,9 segundos. Para recarregar as baterias, podem ser utilizadas as tomadas de casa ou os pontos de recarga rápida, que em meia hora geram 80% da carga. A autonomia varia de acordo com o modo de condução: cerca de 130 a 160 quilômetros, chegando a quase 300 quilômetros com o motor a combustão opcional, de dois cilindros, 650 cm³ e 34 hp, no modo ECO PRO+.

O BMW i3 deverá ser importado para o Brasil a partir do segundo semestre de 2014. A linha i conta em breve com o cupê i8, que será apresentado como carro em série no Salão de Frankfurt (Alemanha).


Após fazer mistério e divulgar alguns detalhes, a BMW finalmente apresentou o i3, primeiro carro 100% elétrico da marca a ser vendido para o público. O modelo também é o primeiro da submarca “i”, que representará os modelos de propulsão elétrica da marca bávara. Em breve, a BMW deve apresentar o i8, de porte maior. O i3 tem entre 120 km e 170 km de autonomia, dependendo do uso, e leva cerca de três horas para ser recarregado numa tomada convencional de 220 V. Opcionalmente, a BMW oferece um carregador rápido, capaz de fornecer até 80% da capacidade da bateria em 20 minutos.

Foram divulgados os preços para Inglaterra, Alemanha e EUA. Na terra da rainha, o modelo sairá por 25.680 libras esterlinas (R$ 87.599) já contando com descontos fiscais do governo britânico. Na sede da BMW, o carro custará 34.950 euros (R$ 102.699), enquanto os norteamericanos poderão comprar um i3 por US$ 41.350 (R$ 92.450).

Construído em fibra de carbono e alumínio, o modelo pesa 1.195 kg e vem equipado com um motor elétrico que entrega 170 cv e 25,5 kgfm de torque. Segundo a marca, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos, e alcança a máxima de 150 km/h. Os pneus também são pouco convencionais. O i3 usa rodas de 19 polegadas com pneus 155/70. A BMW alega ainda que, posteriormente, haverá uma versão com um motor a gasolina de 34 cv que funcionará como um gerador. Com os dois motores, a autonomia do compacto chegaria a 300 km.


 fonte:autorealidade

0 comentários:

Premium Blogspot Templates
Copyright © 2014 Auto Ofici